sábado, 15 de janeiro de 2011

EUA criam lei para punir fakes

No mundo digital e na era da internet é comum ouvirmos a palavra fake. Pra quem não sabe fake=falso, ou um usuário falso na web. Pois é...uma nova lei no Estado da Califórnia irá punir os usuários de redes sociais e blogs que criarem perfis falsos (os chamados fakes) para denegrir a imagem de alguém.

O senador Joe Simitian (autor do projeto) ressaltou que de acordo com a lei, quem quiser se passar por outra pessoa para atacar e denegrir outro cidadão poderá receber uma pena de fiança de US$ 1.000,00 ou um ano de prisão.

Segundo o senador, “a tecnologia mudou a natureza da representação e tornou fácil que qualquer um com um rancor ou senso de humor se passe por outra. Esse é o lado negro das redes sociais”.

Que tal fazer o mesmo aqui no Brasil? Inclusive, o senador Magno Malta (PR) propôs um projeto de lei que prevê a prisão para quem criar perfil falso na internet. Confira a notícia no link da globo.com:


Tomara que essa lei seja realmente aprovada aqui no Brasil. Sabemos que algum(s) indivíduo(s) (homem ou mulher) se esconde covardemente através de fakes em determinados blogs para denegrir a imagem de outras pessoas. E eu vou dar nome aos bois: fakes denominados de “POK” e “RAC” disparam sua ira gratuitamente contra pessoas de bem, idôneas e respeitadas na sociedade, usando os seguintes termos: “manipuladores”, “laranjas”, “Drácula”, “te esconjuro”, “paranóico”, “psicologicamente perturbado” “mercenário” dentre outros “adjetivos”.

Juntando todos esses insultos já caberia um bom processo contra o blog (que prefiro não citar), baseado na lei de crimes contra a honra, pois o blog em questão publica tais injúrias. Os termos agressivos citados acima, também são disparados por um cidadão que se identifica com seu nome verdadeiro. Para este cidadão não precisaria nem esperar a aprovação da lei dos fakes, um processo de calúnia, injúria e difamação já lhe caberia muito bem.

Portanto, podemos concluir que a internet tem seu lado positivo e negativo. O negativo, é que, infelizmente, a web possibilita pessoas covardes se esconderem atrás de um computador e passar boa parte do seu tempo, criando nomes fictícios e “historinhas” praticando persuasão falsa.

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não". (Mahatma Gandhi)


Por Ubaldo Marques Portto Neto

7 comentários:

Jaguaraci Xavier disse...

Isso é um absurdo, coisa séria...

Maria José disse...

acho que cada um tem sua opinião diante de detrminado tema e ninguem é obrigado a concordar sempre com as idéias de terceiros. mas ataques pessoais e calúnia sem assinatura, devo concordar que realmente é covardia.

PS: gostei do blog, vou divulgar para os meus alunos

clovis disse...

Que bom, já se pensa em disciplinar a Internet.
Há necessidade, para não disvirtuar uma ferramenta tão poderosa e positiva.

Roberto Taboada disse...

contem com o meu apoio no que for necessário! A internet é livre, desde quando mantenha-se o respeito ao próximo. Respeito acima de tudo.

Ubaldo Neto disse...

É fácil entender o motivo dos insultos. A central das Entidades do Rio Vermelho é vitoriosa e isso causa algum tipo de ciumeira.

Algumas conquistas da Central das Entidades, presidida por Clóvis Bezerril, em prol do nosso bairro:

1. Reforma e ampliação do Mercado do Peixe - idéia da Central e fomos lá bater na porta da Prefeitura, diferente de fakes que se escondem atrás de um computador e nada fazem.

Vocês gostaram do novo Mercado do Peixe? Ou antes estava melhor?

2. Projeto do Memorial Caramuru - embargado por enquanto, mas a idéia do projeto foi apresentado pela Central.

3. Comemoração dos 500 Anos do Rio Vermelho e projeto aprovado pela Camara dos Vereadores como dia 5 de outubro sendo o Dia do Rio Vermelho – Obs: apesar de que a programação dos 500 anos não fora cumprido, como prometido pela prefeitura, mas colocou o bairro em evidencia, isso não é bom para o turismo?

4. Lançamento de livros relacionados ao bairro com o apoio da Casa de Cultura Carolina Taboada, a exemplo do livro "Dinha do Acarajé lançado em 2009".

5.Outros projetos em andamento

- Por acaso a Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv) fez algo pelo bairro nesses últimos anos? A última grande ação foi espalhar placas horríveis em locais proibidos de "proibido jogar lixo" rsrsrs. A Amarv possui endereço e sede fixa? Desconheço...

O grupo de meia dúzia que gosta de postar insultos fez algo de relevante a não ser postar picuinhas e inverdades??

Daiana Porto disse...

Eu adorei o novo mercado do Rio Vermelho. Que diferença heinn
Bjs

Anônimo disse...

acho q os nomes falsos citados no texto são pesoas ligadas algum partido e que querem provocar picuinhas com motivos meramente politicos. acredito eu